Pages

Tecnologia do Blogger.
domingo, 18 de dezembro de 2011

Luis Salém se transforma para viver travesti em 'Aquele beijo'

Ator depila pernas e braços, coloca peruca, usa esmalte e maquiagem na novela das 19h

RIO - Alheio ao movimento da tarde de sexta-feira, Luis Salém circula por um salão de beleza, em Ipanema, demonstrando ter intimidade com vários funcionários do lugar. É lá, num ambiente "meio nervoso, com mulheres andando de um lado para o outro", segundo as palavras do ator, que ele costuma levar a mãe para cortar o cabelo. Também foi ali, entre secadores, espelhos e muita vaidade, que Salém começou a esboçar o perfil da travesti Ana Girafa, de "Aquele beijo". Apesar de trabalhar na fictícia comunidade Covil do Bagre, a cabeleireira e dona do New Robertas homenagem à transexual Roberta Close, musa inspiradora da personagem tem muito a ver com as observações feitas pelo ator no endereço nobre da Zona Sul carioca.
Não sou o tipo de pessoa que frequenta salão, mas acompanho a minha mãe. Daqui tirei o trejeito das cabeleireiras que adoram se olhar no espelho para ajeitar o cabelo, a sobrancelha ou a roupa quando não estão com os clientes. Como elas, Ana Girafa nunca está totalmente parada em cena e sempre dá aquela conferida no visual relata Salém, usando chinelo e bermuda que deixa à mostra suas pernas depiladas.
Sim, a transformação do ator na personagem criada por Miguel Falabella exige sacrifícios. Como não tolera depilação com cera, o ator passa gilete no corpo e raspa braços e pernas antes de gravar. As unhas são pintadas sempre que ele pisa no Projac. Sua preparação completa chega a durar 1h30m.
Não vou sair de lá com a unha pintada para comer pizza, né? A minha transformação é quase um ritual. Agora, eu já me acostumei, mas foi um susto a primeira vez em que me vi completamente montado como Ana Girafa revela ele.
Para entrar no set travestido, Salém usa um corpete feito de silicone com seios falsos e um >sav<corselet justo para deixar o ator com cintura. Já o corte de cabelo da personagem foi inspirado em Roberta Close, conforme conta a supervisora de caracterização da novela, Melissa Paladino:
No tom dos fios, que foram clareados com luzes, a referência foi a Claudia Raia. O ator gosta muito do visual dela.
A peruca, que já vai para a cabeça de Salém penteada e enrolada, é o último passo de uma meticulosa transformação. Antes desse retoque final, o ator ainda gasta uns bons minutos na cadeira da maquiagem, que passa longe dos exageros de grande parte das travestis.
A ideia é que a Ana Girafa se pareça com uma mulher de verdade diz Melissa.
Salém pede o mesmo estilo usado por atrizes como Carolina Ferraz, com direito a olho de gatinho e cílios alongados. E é o primeiro a admitir, em tom de galhofa, que nunca ficará com a cara da atriz de "O Astro".
Já fiz gay, travesti e só falta uma mulher de verdade. Eu também ainda não tenho o salário das atrizes que chegam ao Projac duas horas antes da gravação para se preparar brinca.
Morador de Copacabana, o ator, que chama o seu bairro de "paraíso da terceira idade", agora é constantemente parado pelos telespectadores da trama das 19h.
Já vieram falar comigo até sobre as roupas da Ana Girafa. No começo, achei que fosse deboche pondera Salém, que também bateu um longo papo com uma travesti real antes da estreia de "Aquele beijo": Ela participou como convidada da primeira gravação, em que eu estava vestido de Lady Gaga, e me ajudou a entender essa alma feminina.
Acostumado a dar vida aos tipos criados por Falabella ele atuou nas novelas "Salsa e merengue" (1996) e "A lua me disse" (2005) , Salém confiou no autor quando recebeu o convite para interpretar uma travesti.
O Miguel faz você rir, mas, ao mesmo tempo, passa informação. A comédia dele não é frouxa nem boba. Ele levanta questões sem ser panfletário. E expõe o lado ridículo de ricos, poderosos e pobres argumenta.
Segundo Salém, para interpretar algo escrito por $é preciso certa embocadura. Agora, para evitar grandes afetações, ele procurou um tom de voz mais baixo.
Tento fazer a Ana Girafa o mais humana possível. Mais do que estudar um gestual, quis enveredar por um caminho natural. A personagem é tratada e respeitada como mulher dentro da comunidade em que vive. O meu sonho é que as pessoas esqueçam que é um homem fazendo esse papel conta o ator, um tipo que gesticula muito enquanto fala.
No folhetim, a personagem é a primeira a encarar a sua condição com bastante bom humor e dá sinais da sua sabedoria ao dizer frases como: "Numa sociedade capitalista como a nossa, onde as pessoas precisam procriar e consumir, eu escolhi ser diferente" ou "O preconceito é que nem barata. O mundo acaba, mas a barata sobrevive".
A desenvoltura de Salém no atual papel não é surpresa para a atriz Stella Miranda, colega de elenco na trama e amiga do ator há mais de 20 anos.
Já o dirigi no teatro e conheço seu potencial. Ele é um comediante de muitos recursos. Um outro ator poderia pesar na mão ao viver a Ana Girafa, mas o Salém não compara Stella, antes de entregar um apelido do amigo: A gente também se atormenta muito e, nessas horas, eu o chamo de Salete.
Parceiro do ator nos palcos vira e mexe eles remontam o musical "Subversões" , Aloísio de Abreu achou divertidíssima a composição do $em "Aquele beijo".
A TV pega muito a alma da pessoa e o Salém é aquilo ali: um cara hilário aponta Aloísio, que convive com o ator dentro e fora de cena. Somos amigos de família e conheço a mãe dele. Assim como todo mundo, o Salém também tem seus momentos de mau humor. Mas o que mexe mesmo com ele é o medo de avião entrega Aloísio.
Com um trabalho mais ligado ao humor, o ator já quis fugir dos rótulos e chegou a fazer clássicos no teatro para provar não ser apenas um intérprete de tipos cômicos. Hoje, ele, que também pode ser visto na reprise da segunda temporada da série "Na fama e na lama", do Multishow, já não se preocupa em provar nada para ninguém.
A TV realmente rotula muito e você acaba repetindo os personagens. Eu mesmo já fiquei muito tempo no elenco do "Zorra total" e sou sempre associado ao humor. O meu caminho é o da comédia. Assim como o da Ivete Sangalo é cantar axé. Mas, se quiser, ela também pode cantar jazz afirma Salém.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Stella Miranda. All Rights Reserved.
Blogger Template designed by Simple Blogger Tutorials. Distributed by Blogger Templates