Pages

Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 9 de março de 2012

Documentário "Mulheres Luminosas"


Mulheres luminosas
Idealizada por Mana Pontez, a mostra Mulheres Luminosas pretende revelar curiosidades sobre a vida e obra de mulheres que marcaram as artes no fim do século XIX e influenciaram o papel feminino na sociedade contemporânea: Chiquinha Gonzaga (musicista), Georgina Albuquerque (pintora), Gilka Machado (poetisa) e Nicolina Vaz Assis (escultora).
Nos dias 7 e 8 de março, Mulheres Luminosas promoveu  duas palestras com a participação de estudiosos, historiadores e professores apresentando um pouco mais sobre a trajetória das artistas, além de promover uma exposição de imagens pelos jardins do Museu da República.
No filme, que foi exibido dia 7 e 8 no Museu da República, no Rio, Stella Miranda apareceu recitando um poema de Gilka Machado, uma das quatro mulheres do século 19 que foram  homenageadas na obra. A musicista Chiquinha Gonzaga, a pintora Georgina Albuquerque e a escultora Nicolina Vaz Assis são as outras três.
Logo depois da exibição do documentário houve uma palestra cujo tema era Expressão Feminina. A palestra que contou com a mediação de Hélio Eichbauer teve como palestrante Stella Miranda (atriz, diretora e jornalista). As outras duas palestrantes foram: Iole de Freitas (artista plástica) e Rosiska Darcy de Oliveira (advogada, professora universitária, jornalista e escritora).

A seguir algumas fotos do documentário:





0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Stella Miranda. All Rights Reserved.
Blogger Template designed by Simple Blogger Tutorials. Distributed by Blogger Templates